Campeonato Brasileiro de Blends de Café 2024

Edição

O Campeonato Brasileiro de Blends de Café é uma iniciativa da ABIC, criada em 2023, de forma inédita em todo o mundo, com o objetivo de promover e fomentar o conhecimento em torno da criação de blends de café, além de valorizar o trabalho de classificadores, degustadores e mestres de torra autores de blends que encantam os apreciadores.

O EVENTO

A ABIC acredita que a produção de blends de café é um saber essencial para o trabalho de pequenas a grandes torrefações do país, pois são os blends que garantem qualidade e consistência ao produto, já que o café é um produto de safra produzido por centenas de milhares de produtores rurais de agricultura familiar. 

Vale lembrar que o campeonato é apenas uma das iniciativas da associação em prol da qualidade do café. A cada ano, a ABIC promove uma série de ações para que os cafés e seus blends apresentem mais e mais qualidade na xícara que chega à mesa do consumidor.  

NOVIDADE NO REGULAMENTO 

Fizemos hoje, dia 5 de junho, algumas alterações no regulamento oficial do Campeonato Brasileiro Blends de Café ABIC 2024. Acesse abaixo o novo regulamento.



Veja como foi a edição de 2023!

A etapa de pré-seleção foi realizada em São Paulo, no Sindicafé-SP, nos dias 25 e 26 de outubro com a presença de 12 competidores de diferentes Estados do Brasil. Os juízes desta etapa foram: Camila Arcanjo, Eliana Relvas, Luiz Salomão, Nathalia Braga e Leandro Paiva.



VEJA ALGUNS DEPOIMENTOS

“Participar do Campeonato foi um desafio, mas a minha paixão me trouxe até aqui. Ter a chance de colocar tudo o que você sabe em prática para outras pessoas julgarem é estimulante. O blend tem uma importância muito grande para a indústria do café. Afinal, ele mostra a diversidade cultural do Brasil e ajuda a ressaltar aspectos importantes, tal qual a qualidade.”
Leonardo de Pádua
o Melhor Master Blender do Brasil
“O Campeonato foi um sucesso. Mostrou a alta competência de todos os participantes, que entregaram um perfil surpreendente nos cafés elaborados. Com a ação, pudemos reforçar que a indústria tem profissionais altamente competentes e capacitados para oferecer um produto de extrema qualidade ao consumidor final.”
Aline Marotti
Coordenadora de Qualidade da ABIC
"O Campeonato de Blends é uma iniciativa da ABIC que contempla bastante uma necessidade deste momento. A qualidade dos cafés vem aumentando, e o consumidor tem buscado novas características e novas experiências. E isso fez com que a indústria também melhorasse bastante a qualidade dos seus cafés, mas, também, a diversidade apresentada para o consumidor. O Campeonato é uma forma de mostrar para todo mundo como é o trabalho excepcional destes profissionais, que promovem a qualidade dos nossos cafés".
Leandro Paiva
Q-Grader e professor do IF Sul de Minas
Rolar para o topo
X