Cafeteria

Programa Círculo do Café de Qualidade certifica casas de café, cafeterias e pontos de café diferenciando os melhores estabelecimentos e promovendo o café de alta qualidade. O programa também oferece atividades de capacitação e treinamento como ferramentas de apoio técnico e educativo.

Histórico

Lançado em 2007 o Círculo do Café de Qualidade – CCQ qualifica e certifica estabelecimentos que oferecem serviço de café de qualidade. Serve também como ferramenta de apoio técnico e educativo para todo tipo de estabelecimento comercial que vende café, desde a uma Casa de café sofisticada, até a restaurantes, cafeterias, hotéis, entre outros.

A certificação diferencia os melhores estabelecimentos, promovendo os cafés de alta qualidade, e atende à demanda crescente de educação para o consumo de cafés especiais.

Oferece aos participantes ações exclusivas para divulgação do estabelecimento, distribuição de materiais educativos e informativos sobre café, suas qualidades e benefícios, curso de formação de barista com preço especial, assessoria de imprensa, apoio para a melhoria das práticas de atendimento, higiene e conservação dos produtos e equipamentos relativos ao café.

Para o consumidor a garantia da qualidade dos cafés oferecidos, consistência, prazer e satisfação com o serviço.

Quem pode participar?

Diferentes tipos de estabelecimento que oferecem o serviço de café e são identificados em três categorias:

Casas de Café
Estabelecimentos especializados no produto café em diferentes opções, e que oferecem serviços, ambiente e equipe diferenciados em relação ao mercado.

Cafeterias
Estabelecimentos especializados no produto café em opções mais limitadas, e que oferecem serviços e qualidade adequados à expectativa do consumidor.

Pontos de Café
Estabelecimentos simples que fornecem café de boa qualidade, incluindo padarias, hotéis, restaurantes, etc., onde o café não é o principal produto.

Como participar?

O processo de Certificação do Círculo do Café de Qualidade segue os modelos internacionalmente aceitos de Certificação Setorial. A ABIC organiza e controla todo o processo, porém não participa na operação. Toda a operação é feita externamente à ABIC, como forma de garantir a credibilidade e isenção na concessão da Certificação.

O símbolo CCQ será concedido a organizações prestadoras de serviço de café direto ao consumidor que atenderem a uma série de requisitos que compõe o Regulamento e a Norma de referência do programa e que demonstrarem que:

  1. Os grãos de café utilizado no preparo do café ao consumidor tem a qualidade mínima exigida, conforme segmentação do Programa de Qualidade do Café ABIC;
  2. Que a qualidade do café utilizado mantém o padrão e consistência ao longo do tempo;
  3. Que o processo de preparo da bebida do café e atendimento possui condições de manter a qualidade e a higiene de forma consistente.

Para isso será exigido das organizações:

  • Avaliação Sensorial da qualidade do produto final;
  • Parâmetros mínimos de controle do processo de preparo e atendimento;
  • Treinamento dos atendentes;
  • Condições adequadas dos equipamentos;
  • Boas práticas e higiene

Fluxograma

Benefícios

  1. Reconhecimento da ABIC pela qualidade do serviço de café através da emissão de um certificado
  2. Uso do logotipo do Círculo do Café de Qualidade nos materiais e através de uma placa especial que os distinguirá para o público;
  3. Diferenciação do seu produto e da sua empresa
  4. Agregação de valor à marca
  5. Divulgação dos dados da empresa no site da ABIC
  6. Material de divulgação do programa
  7. Inclusão da empresa para receber os informativos  da ABIC
  8. Desconto na participação de eventos da entidade
  9. Acesso ao banco de consultores especialistas em cafés.
  10. Descontos em cursos e treinamentos
  11. Materiais educativos e informativos sobre café, suas qualidades e benefícios a saúde
  12. Apoio e divulgação de ações realizadas no estabelecimento
  13. Apoio para a melhoria das práticas de atendimento, higiene e conservação dos produtos e equipamentos relativos ao café.
  14. Banco de fornecedores e parceiros.

Cafeterias Certificadas

Rolar para o topo
X