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Você sabia que o café não contém aditivos, tais como conservantes?

FAQ

A bebida café é 100% natural e saudável. Café é simplesmente a semente da fruto da planta de café, cada fruto possui duas sementes (o grão de café), que é torrado e moído, onde depois de coado vira esta bebida que trás energia para o nosso dia. Prepare sempre o café na hora de consumir assim você terá mais aroma e sabor na sua xícara.

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Quanto tempo a cafeína numa xícara de café leva para surtir efeito?

FAQ

Até duas xícaras de café podem incrementar sua atenção por várias horas, mas, em média, de 20 a 30 minutos são necessários para a cafeína surtir efeito.

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Quanto de café eu preciso tomar para ficar acordado durante uma viagem?

FAQ

As pesquisas revelam que a combinação mais eficaz consiste em parar de dirigir por 30 minutos, tomar duas xícaras de café (que lhe fornecem cerca de 150mg de cafeína) e depois tirar um cochilo por 15 minutos.

Quanto tempo a cafeína numa xícara de café leva para surtir efeito?
Até duas xícaras de café podem incrementar sua atenção por várias horas, mas, em média, de 20 a 30 minutos são necessários para a cafeína surtir efeito.

Você sabia que o café não contém aditivos, tais como conservantes?
A bebida café é 100% natural e saudável. Café é simplesmente a semente da fruto da planta de café, cada fruto possui duas sementes (o grão de café), que é torrado e moído, onde depois de coado vira esta bebida que trás energia para o nosso dia. Prepare sempre o café na hora de consumir assim você terá mais aroma e sabor na sua xícara.

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Quando estudo, por vezes sou obrigado(a) a decorar listas de fatos longas e cansativas. O café ajuda?

FAQ

Sim. De um modo geral, as listas não são suficientemente interessantes para motivarem as pessoas, logo o café ajuda na atenção, concentração e humor, sendo que todas estas atividades cerebrais atuam no aprendizado.

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Qual é a dose diária recomendada de café?

FAQ

O café é uma bebida estimulante e não se pode exagerar na quantidade. Cada pessoa deve buscar qual dose diária de café que a satisfaz. Lembre-se que o café é uma bebida diurna, que ajuda nas atividades do dia, mas seu consumo deve ser reduzido no período da noite, para não afastar o sono. A primeira xícara deve ser tomada na primeira hora após o despertar e as demais, com intervalos mínimos de duas horas. O SEGREDO É NÃO EXAGERAR!

Dose ideal de Café para Consumo Diário

Consumo de CaféInício da ManhãMeio da ManhãInício da TardeMeio da Tarde
Até 10 anos50 ml50 ml50 ml50 ml
10 a 15 anos100 ml50 ml100 ml100 ml
15 a 20 anos100 ml100 ml100 ml100 ml
20 a 60 anos150 ml150 ml150 ml150 ml
Acima de 60 anos150 ml50 ml100 ml50 ml

Fonte: Adaptado de Lima (2001)

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Para que serve o Símbolo de Qualidade ABIC?

FAQ

O Símbolo de Qualidade faz parte do Programa de Qualidade do Café – PQC, o único programa de certificação da qualidade da bebida café que avalia tanto a consistência do processo de fabricação quanto a qualidade global do produto, numa evolução natural do Selo de Pureza. O PQC informa o padrão de qualidade que está sendo vendido, permitindo que o consumidor identifique o tipo de grão utilizado em cada produto e assim poder escolher aquela que mais lhe agrade.

Clique aqui e conheça o Programa de Qualidade do Café ABIC.

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Para que serve o Selo de Pureza ABIC?

FAQ

O Selo de Pureza é um Programa de autofiscalização que controla a pureza do Café em todo o território nacional de forma a coibir as impurezas e fraudes praticadas pelas indústrias.

Clique aqui e conheça o programa Selo de Pureza ABIC.

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Ouvi dizer que o café acelera as reações das pessoas. O que é que isso significa relativamente ao estudo?

FAQ

A cafeína do café ajuda a atenção e o aprendizado escolar, melhorando o desempenho acadêmico-social. Além da cafeína o café possui os antioxidantes ácidos clorogênicos que na torra adequada forma compostos que modulam o humor também, prevenindo a apatia e a depressão.

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Os efeitos do café dependem do tipo de pessoa?

FAQ

Na grande maioria das pessoas o efeito é bastante semelhante, mas a resposta pode variar em uma minoria e ser bem individual e dependente da pessoa. Há pessoas que não gostam de café, os que gostam, mas são mais sensíveis aos efeitos da cafeína bem como pessoas com ansiedade ou transtorno do pânico que podem reagir de forma diferente ao consumo de café com cafeína.

O café é recomendado para consumo regular por pessoas saudáveis para manter a saúde, prevenindo doenças e pode ser contra-indicado para pessoas com doenças como problemas gástricos (ulcera, doença do refluxo), ansiedade, arritmias, etc. O café não é remédio e pessoas doentes precisam de tratamento e orientação médica.

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O que é o Símbolo de Qualidade ABIC?

FAQ

Criado em 2004, o Símbolo de Qualidade certifica a qualidade do Café, garantindo ao consumidor uma qualidade mínima recomendável para saborear e desfrutar do sabor da bebida.

Clique aqui e conheça o Programa de Qualidade do Café ABIC.

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O que é o Selo de Pureza ABIC?

FAQ

Criado em 1989, o Selo de Pureza atesta a pureza do Café, garantindo que o produto adquirido está livre de qualquer tipo de impurezas (cascas e paus, milho, centeio, triguilho, cevada, etc), sendo aquela marca produzida 100% só com grãos de café.

Clique aqui e conheça o programa Selo de Pureza ABIC.

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O café pode trazer algum benefício à saúde? Quais?

FAQ

O café consumido moderadamente (4 xícaras diárias) não causa doenças em pessoas normais e saudáveis, da infância a velhice. Mas pessoas que possuem doenças como gastrite, doença do refluxo gastroesofágico, úlcera péptica, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico, palpitações devido arritmias cardíacas, hipertensão arterial ou doença isquêmica do coração devem ter cuidado no consumo de café, pois ele podem agravar os sintomas ou a doença, principalmente se consumido em excesso. Por isto, toda pessoa que possua qualquer doença mental, cardíaca, gástrica ou outras, deve consumir café com moderação e preferencialmente após ouvir os conselhos de seu médico.

Caso sinta qualquer intolerância ao café, deve parar de consumi-lo. É importante lembrar que o café não é remédio, isto é, não cura doenças, mas pode ser um agente a mais que ajuda na prevenção de várias doenças e problemas. Pesquisas médicas mostram que o café pode prevenir a depressão/ suicídio mas pacientes com depressão e idéias suicidas precisam de tratamento médico especializado, pela gravidade da doença, perfeitamente tratável com grande sucesso com medicamentos e terapia cognitivo-comportamental. Pacientes alcoólatras também precisam de tratamento médico e o consumo de café ajuda a manter a remissão do alcoolismo, evitando um grave problema do alcoolismo, a cirrose. O café melhora a atenção, concentração e o aprendizado escolar, sendo a bebida mais recomendada para estudantes de todas as idades, em casa e na merenda escolar. Estudos mostram também que o café pode atuar na prevenção do câncer de cólon e reto, doença de Parkinson , depressão/suicídio, doença de Alzheimer, obesidade infantil, diabetes do adut, cálculos biliares e cancer de figado. No ano passado o cafe foi o alimento funcional com maior numero de artigos cientificos positivos na literatura medica.

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O café pode ajudar a aliviar a dor de cabeça?

FAQ

Como muitos sofrem de dor de cabeça, novas pesquisas que sugerem que uma xícara de café pode aliviar os sintomas é uma boa notícia para todos nós. Num estudo recente, 301 pessoas que costumavam sofrer de dor de cabeça tomaram uma combinação de um analgésico conhecido (ibuprofen) e cafeína. Num espaço de seis horas, 80% dos pacientes observados melhoraram significativamente, em contraste com 67% dos que só tomaram o analgésico.

A cafeína é freqüentemente acrescentada aos medicamentos contra a dor porque melhora sua absorção e aumenta seu efeito analgésico. Muitos afirmam que a cafeína de uma xícara de café forte pode contribuir para o alívio de uma enxaqueca ou, até mesmo fazê-la passar, quando ingerida nos primeiros momentos da dor de cabeça.

Sabe-se que as substâncias que dilatam os vasos sangüíneos, como o álcool, pode causar dores de cabeça vasculares. As substâncias vasoconstritoras, como a cafeína, podem ajudar a combater os efeitos dolorosos da dilatação dos vasos sangüíneos da cabeça. O fenômeno da depressão alastrante de Leão também é importante na enxaqueca e mais pesquisas são necessárias para entender o papel do café e cafeína na enxaqueca. A cafeína pura é comercializada e muito usada nos Estados Unidos para tratamento da dor de cabeça (cefaléia) que ocorre após a punção lombar feita por médicos para exames do líquor (líquido da espinha).

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O café não causa dependência?

FAQ

Uma das principais críticas das pessoas que não gostam ou que ainda possuem preconceito contra o café é de que a bebida causa dependência. Talvez seja pela água que o café possui. Pois caso uma pessoa seja colocada numa sala com alimentos, mas sem água por uns poucos dias, ela reclamará a falta da água. E apresentará sinais de dependência da água. Boca seca, sede intensa, apatia, prostração e fraqueza são sinais iniciais da falta de água.

A seguir podem surgir delírios, alucinações e alterações do comportamento. A pessoa lentamente fica confusa e perde a consciência. A seguir entra em coma e morre. A primeira coisa que cada ser humano faz ao nascer é se tornar dependente químico. Ao respirar pela primeira vez o recém-nascido torna-se dependente do oxigênio para todas as atividades bioquímicas de seu organismo. A seguir torna-se dependente químico do mais nobre dos alimentos: o leite materno. Por isto podemos ser dependentes de coisas saudáveis, como água, leite, café e exercícios (hábitos saudáveis) ou dependentes químicos de substâncias que prejudicam a saúde (vício), como o tabaco, álcool e drogas ilegais.

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O café inibe o sono?

FAQ

Sim, para a grande maioria das pessoas o café consumido a noite altera, retarda ou tira o sono. Muitos culpam o café de perturbar seu sono e evitam tomá-lo à noite. O café é uma bebida diurna que acorda e reanima durante o dia e todos conhecemos seu efeito imediato de nos manter alertas. Mas existem pessoas que toma café a noite e dorme perfeitamente bem como outras que tomam bastante café durante o dia ( até 7 xícaras diárias ) sem mudanças no hábito de dormir ou no ritmo do sono. Dirigir com sono causa mais mortes e ferimentos graves do que dirigir alcoolizado.

Um modo de combater de forma segura a sonolência, em particular quando o motorista já está tendo que lutar contra o sono consiste em PARAR de dirigir, TOMAR uma ou duas xícaras de café (mais ou menos 150 mg de cafeína no total) e cochilar ou DORMIR uns 15 minutos. Nas zonas urbanas, onde o motorista sonolento está cercado de coisas para ver e fazer, o número de acidentes graves pode ser pequeno. Em trechos longos e monótonos das estradas principais, que pouco exigem do motorista, a situação piora muito. Não há problemas quando estamos alerta, mas ao dirigimos quando normalmente estaríamos dormindo ou estamos muitos cansados, o risco de uma colisão aumenta significativamente. Por isto quando dirigir, só beba café.

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O café faz mal?

FAQ

Em excesso o café pode fazer mal da mesma forma que o excesso de sal (aumento da pressão arterial), de alimentos (aumento do colesterol e problemas cardiovasculares), de vitaminas (intoxicações) ou mesmo de exercícios (asma, problemas cardíacos, articulares, etc). Não há nenhuma evidência conclusiva que indique que uma quantidade moderada de café faz mal à sua saúde, o equivalente a 3 a 4 xícaras diárias. Pessoas que possuem maior sensibilidade a cafeína podem tomar menos ou café descafeinado.

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O café é estimulante?

FAQ

Um dos compostos do café, a cafeína possui atividade estimulante do sistema de vigília do cérebro, antagonizando o neurotransmissor que causa sonolência depois do almoço e o sono à noite, a adenosina. Desta forma o café com cafeína aumenta a vigília diurna, particularmente depois do almoço ou combatendo a sonolência de motoristas, onde este problema é uma importante causa de acidentes em estradas. Durante a noite a cafeína bloqueia parcialmente o sono e pode causar insônia, sendo por isto uma bebida diurna.

Mas alguns profissionais ( vigias, plantonistas, jornalistas) que trabalham a noite tomam café e assim se habituam aos seus efeitos, mudando o ritmo do sono. A cafeína do café pela manhã e em quantidades moderadas aumenta a atenção e o aprendizado escolar de estudantes, por isto o café puro ou com leite é a bebida ideal para a merenda escolar. Em atletas treinados a cafeína pode ajudar no desempenho físico sem ser considerada substância proibida pois foi excluída da lista proibida pelo Comitê Olímpico Internacional e pela Agencia Mundial contra Drogas – www.wada.org.