Como é verificada a qualidade do produto?
Os cafés são coletados no ponto de venda, descaracterizado e enviados para Laboratórios Credenciados que irão executar os seguintes testes:
1. Análise da Bebida
Qualidade Global (QG): Um grupo treinado de provadores, de laboratórios credenciados fará a análise sensorial do café seguindo metodologia validada pela ABIC e verificará a Qualidade Global da bebida. O que irá determinar a Categoria de Qualidade do Café será a faixa de nota final obtida pelo produto, numa escala de 0 a 10. A faixa da nota de qualidade é obtida através do conjunto do tipo de bebida, torra, etc.
Cafés Tradicionais e/ou Extra Forte = nota de QG >= 4,5 e <5,9 Cafés Superiores = nota de QG >= 6,0 e <7,2 Cafés Gourmets = nota de QG >= 7,3 até 10
2. Consistência de Certificação
Coerência com a Ficha Técnica: Os provadores verificarão se as características do café estão de acordo com a certificação e com as características declaradas pela empresa.
3. Análise de Pureza
Microscopia: As análises serão realizadas em laboratórios credenciados pela ABIC segundo metodologia oficial.
O produto é monitorado continuamente pelo programa, num sistema similar ao do Selo de Pureza, e qualquer alteração é comunicada à indústria, que é orientada a manter e a melhorar o Perfil de Sabor de sua marca (o programa tem caráter educativo). Caso não sejam cumpridas as normas de qualidade são abertos processos administrativos com penalidades que chegam à exclusão do quadro social.