Neste delicado momento de pandemia, o Brasil precisa de forças para encarar e superar esta crise causada pelo novo coronavírus. E uma dessas forças está num elemento vital em situações como a que estamos passando: a SOLIDARIEDADE.

Quantas vezes dissemos que, juntos, podemos fazer a diferença? Essa frase não é apenas retórica, ela reflete o momento que estamos vivendo enquanto sociedade. Mais do que nunca, é muito importante todos seguirmos na mesma direção, a da solidariedade coletiva, para que possamos atravessar essa crise da melhor forma possível.

A ABIC lançou a campanha “Café faz o bem” e abriu este espaço com o objetivo de divulgar boas ações e iniciativas do setor cafeeiro. Juntos, com solidariedade e dedicação,enfrentaremos esse período desafiador.

Confira abaixo algumas ações:


Café Cajubá

Live de Alexandre Pires conta com o apoio do Café Cajubá e arrecada mais de 300 toneladas de alimentos

 

A live realizada pelo cantor Alexandre Pires no último dia 18 de abril arrecadou cerca de 310 toneladas de alimentos que serão destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social em meio à pandemia de coronavírus.

 

A transmissão que foi chamada de Live do Nêgo Véio contou com o apoio do Café Cajubá, que também contribuiu com 500 cestas básicas. Além dos alimentos, a ação recebeu mais de 25 mil frascos de álcool em gel, itens de higiene e máscaras de proteção.

 

Para o Café Cajubá foi uma oportunidade de ajudar o próximo e reforçar a importância da tradição da relação da marca com a comunidade. A iniciativa de participar desse momento de solidariedade faz parte também da campanha “Café faz o bem” proposta pela ABIC – Associação Brasileira das Indústrias de Café – que tem como mote “Solidariedade contagia mais que o vírus”.

 

 

 

Café Utam

Grupo Utam doa mais de 30 mil doses de cafés para profissionais da saúde durante a pandemia

A intenção da indústria é homenagear médicos, enfermeiros, técnicos e profissionais que dão suporte e atendimento para pacientes com coronavírus (Covid-19) na cidade. Quatro locais, entre postos de saúde da rede municipal, Hospital das Clínicas e Hospital São Francisco foram abastecidos com doações de café: ao todo 33 mil doses de café espresso e 250 quilos de café moído


Ribeirão Preto (SP), 23 de abril de 2020 – O Grupo Utam, com 50 anos de atuação no mercado brasileiro, encontrou uma forma carinhosa de prestar solidariedade aos profissionais da área de saúde de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, cidade que sedia a matriz da indústria alimentícia, do setor de café. Nesta quarta-feira (22/4), a empresa deu continuidade à entrega de doações para postos de atendimento locais destinados a pacientes diagnosticados com coronavírus (Covid-19).

 

A ação dirigida foi dirigida para postos de atendimento da rede municipal, estadual e também particular. A iniciativa visou incentivar a recuperação das energias dos profissionais da saúde através de uma interrupção rápida na jornada exaustiva de trabalho para uma boa xícara de café. “Procuramos oferecer o melhor que temos em nossa produção diária: cafés gourmets e cápsulas de cafés monodoses, para criarmos uma espécie de pausa calorosa nos ambientes de trabalho. Sabemos o quanto esses profissionais precisam deste tempo e atenção, pois vivem atualmente uma jornada de resistência”, afirma a diretora do Grupo Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho.

 

A ação começou na semana passada, com a doação de mais de 500 pacotes de café (500 gramas), da linha Momentos Tradicional, aos médicos e enfermeiros envolvidos diretamente com pacientes com Covid-19, no Hospital São Francisco, que tem base de internação na Rua Bernardino de Campos, 912, no coração do bairro Higienópolis, muito próximo ao centro da cidade.

 

Já nesta quarta-feira (22), uma nova ação foi realizada no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, localizado na Rua Ten. Catão Roxo, 3900, na Vila Monte Alegre, que recebeu 100 kg do café Utam Gourmet em grãos, o que equivale a 12 mil doses de café espresso, além do empréstimo (em forma de comodato) de duas máquinas de café profissionais da linha Royal Office.

 

Já os profissionais do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também receberam uma máquina de café Utam Uno e 9 mil cápsulas de café da mesma linha, que foram instaladas na Copa da Oficina, localizada na Rua João Nutti, 1000. Outra máquina Utam Uno e mais 2 mil cápsulas de cafés foram cedidas ao Posto de Saúde 24 Horas da Distrital Vila Virgínia, que fica Franco da Rocha, 1270. O posto é coordenado pela Secretaria Municipal e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

 

Para a executiva Ana Carolina, a ação tem um único propósito: mostrar a gratidão de toda equipe de colaboradores do Grupo Utam a esses profissionais. “Todos nós estamos enfrentando um momento difícil com este distanciamento e isolamento social previstos na quarentena, mas, em contrapartida, o setor médico nos inspira e nos traz força motriz para nosso trabalho diário. Por isso, queremos mostrar nossa gratidão, compartilhando o que sabemos fazer com todo carinho: nosso café. Esse é o momento que pede união de todos por um bem maior que é a vida”, conclui.

 

Doações auxiliam equipes

 

Os hospitais da cidade também estão aceitando outros tipos de doações, segundo Raquel de Oliveira, médica do SAMU, que também atua na Secretaria da Saúde e no Comitê de Crise da Prefeitura Municipal, criado na cidade para gerenciar a pandemia do coronavírus. “Temos recebido várias doações, como em equipamentos, pois ainda existe uma carência para compra, já que aumentamos muito a demanda de todo tipo de suprimentos”. A médica explica que itens e equipamentos que eram utilizados no período de um ano, foram necessários durante a quarentena. Ela também menciona que a demanda por máscaras cirúrgicas aumentou muito: das 60 mil máscaras usadas por ano, a rede municipal utilizou essa mesma quantidade em apenas um mês.

 

Além disso, segundo ela, foi necessário destinar compras para outros equipamentos. “É um custo que não esperávamos. Por isso, muitas doações estão sendo feitas por empresas e até por cidadãos que estão nos procurando para ajudar neste momento”. Uma manifestação que emocionou os profissionais veio de ‘vovozinhas’ que estão isoladas em suas casas e, mesmo assim, se dispuseram ajudar a produzindo máscaras artesanais, entre outros contatos de moradores da cidade.

 

Raquel diz que a doação do Grupo Utam foi muito importante porque valoriza os profissionais da saúde. “Nos sentimos privilegiados por termos sido reconhecidos neste momento que estamos na linha de frente, atendendo à população durante a pandemia. O ato da indústria de café é um reconhecimento do trabalho nosso”.

 

Sobre o Grupo Utam

 

Idealizado no final de 1969, com início das atividades em 1970, o Grupo Utam está sob domínio acionário da atual direção desde 1985. Nestes 50 anos de atuação no mercado brasileiro, a empresa adquiriu alta performance na região sudeste e ampliou frentes de abrangência em outros Estados. Hoje, possui uma capacidade produtiva de mais de 1.400 toneladas/mês em dois modernos parques industriais. A empresa possui extenso portfólio de produtos e serviços e marcas consagradas por seus consumidores.

Nestlé

Iniciativas Nestlé no contexto do enfrentamento da pandemia do COVID-19

• Doação de 500 toneladas em gêneros alimentícios para famílias carentes, catadores de material reciclado e trabalhadores de cooperativas de reciclagem para diversos estados da Federação.

 

• 26 toneladas de suplemento proteico (equivalente a 77 mil latas) para mais de 21.000 idosos em Institutos de Longa Permanência no estado de São Paulo;

 

• Estamos também acolhendo os caminhoneiros e disponibilizando produtos de higiene nos locais de espera, além de termos doado alimentos em kits individuais para consumo, além de folhetos com as instruções para prevenção contra o novo coronavirus.

 

• Apoiaremos os profissionais de saúde com máquinas de café que servirão mais de 200.000 doses de cafés no Hospital de Campanha do Pacaembu nos 4 meses de operação previstos.

 

• Nestlé e Nespresso também participam da plataforma Apoie Um Restaurante, desenvolvida com a ChefsClub e criada para ajudar financeiramente restaurantes e bares de todo o Brasil. A dinâmica é a de oferecer 50% de desconto em cada voucher custeado: a Nespresso oferece o desconto para bares e restaurantes e a Nestlé entra na conta para ajudar confeitarias e cafeterias. Os vouchers são para uso presencial no futuro, quando os estabelecimentos voltarem a funcionar integralmente, com limite de uso até 31 de dezembro de 2020.

 

• 480.000 máscaras tipo cirúrgicas para o Ministério da Saúde, Hospital de Campanha do Pacaembú e para as Prefeituras nos 18 municípios em que mantemos operações;

 

• CHF 250.000,00 para Cruz Vermelha Brasil para compra de EPIs para instituições de saúde;

 

• Parceria entre a Fundação Nestlé COVID-19 com a ONG Gerando Falcões. A Nestlé dobra o valor total arrecadado entre os colaboradores da empresa. Até o momento mais de R$ 50.000,00 contabilizados.

 

• Como a Páscoa está no DNA da nossa companhia, doamos 1.500.000 ovos de páscoa para instituições, ONGs e profissionais de saúde em hospitais


• Doação de cerca de 10 toneladas de ração para ONGs parceiras através de Purina (parceria de comunicação com Zee Dog).

Melitta

Melitta participa da live de Luan Santana e promove a doação de 5 toneladas de café!

 

No dia 26 de abril, Luan Santana e Melitta realizaram live especial. O show já possui mais de 15 milhões de visualizações e, na ocasião, a Melitta realizou a doação de 5 toneladas de café, além de todo o lucro de sua loja on-line do dia 26/04.

 

 

 


Café Vovó Pureza / Café Ferlim

O associado Ferlim Ind. e Com. Ltda., das marcas Vovó Pureza e Café Ferlim, promoveu a distribuição de mais de 1000 máscaras no Acre, estado sede da indústria. Uma bela iniciativa!

 

 

 

Accordion Content

Café Numero Um

Café Número Um na live de Wanessa Camargo

O Café Número Um, uma das marcas do associado Buaiz Alimentos, participou da live solidária promovia pela cantora Wanessa Camargo que, com a ajuda da PicPay, arrecadou muitas doações.

 

Além desta iniciativa, a Diretora Geral da empresa, Eduarda Buaiz, dedicou sua rotina para doar nove mil produtos, entre Farina de Trigo Regina, o Café Número Um e Mistura para Bolo Regina, compondo três mil cestas básicas. As ajudas, em parceria com a Apex Social, serão distribuídas à famílias da Grande Vitória.

 


3Corações

3Corações – Live solidária com DJ Alok

No último dia 02/05, o Grupo 3Corações, em parceria com a “Fraternidade Sem Fronteiras”, participou da live do DJ Alok. Durante a apresentação, o Grupo promoveu a venda de 5mil máquinas “Três” e os valores foram revertidos em cestas básicas para 20 mil famílias afetadas pelo COVID-19 em todo o Brasil!