Fale Conosco Associado Portal

24ª ENCAFÉ - O ENCAFÉ do Saber e do Lazer!

O ENCAFÉ é maior evento da indústria brasileira de café. Será realizando no Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, em Una, Bahia, de 23 a 27 de novembro de 2016.

O 24º ENCAFÉ será do Saber e do Lazer, com grandes palestras e atividades, workshops, exposição de máquinas, equipamentos e serviços, a inovadora Arena do Conhecimento... Confira os destaques:

 

 

 

 

PALESTRAS

Cenário Político, Econômico e Perspectivas

Alexandre Schwartsman é sócio-diretor da Schwartsman & Associados Consultoria Econômica, com foco em assuntos macroeconômicos. Foi Economista Chefe do Banco Santander do Banco Real ABN AMRO e do Unibanco. Foi Diretor para Assuntos Internacionais do Banco Central do Brasil e membro votante do Copom. É Doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley) e professor do Insper (Instituto de Pesquisa e Ensino). Mantém uma coluna semanal na Folha de S. Paulo.

 

 

Mercado de café

- Perfil em mudança, produção, expectativas

 

Jefferson Carvalho é graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (USP). Iniciou sua carreira em 2011 no Rabobank Brasil, como analista de insumos agrícolas. Nessa função, ele é responsável por pesquisas e análises do setor de café.  Anteriormente, atuou por três anos como analista de Business Intelligence na Dow AgroSciences. Nesta função, ele trabalhou ativamente em vários projetos relacionados aos mercados de defensivos agrícolas e sementes. Trabalhou também por três anos no Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) da Universidade de São Paulo.

 

 

Tendências de Consumo de Café

 

Andre Mendes é consultor da Euromonitor International onde lidera projetos de pesquisa ad-hoc e possui experiência em várias indústrias com ênfase em bens de consumo. Articula diretamente com analistas dentro e fora da Euromonitor e supervisiona os resultados dos projetos. Possui experiência na construção de projetos de inovação, análise de grandes conjuntos de dados, bem como a realização de pesquisa qualitativa, quantitativa e modelagens.

 

 

Tendências no Mercado de Cápsula

 

Pedro Lima - Empreendedor, com mais de 30 anos de experiência dedicados inteiramente à construção e condução do Grupo 3corações; Presidente da 3corações e Presidente do Conselho de Acionistas da São Miguel Holding Investimentos; Eleito o “Empreendedor do Ano” pela consultoria EY em2015. Conselheiro da Fundação Social Raimundo Fagner. É embaixador da Endeavor Brasil. A 3corações destaca-se por ser grande patrocinadora de campanhas como o "Criança Esperança” e fornecedora oficial de eventos como as Olimpíadas 2016.

 

 

Agregação de valor na categoria café

- Visão de Varejo

 

Sussumu Honda é Presidente do Conselho Consultivo da ABRAS. Atuante no setor de supermercados desde 1971 e com grande experiência no setor empresarial. Sócio da rede Ricoy, assumiu a presidência da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) em janeiro de 2007. Reeleito para o seu segundo mandato (2009-2010) em novembro de 2008. O trabalho desenvolvido recebeu o apoio de todos os empresários do setor supermercadista brasileiro e sua diretoria reeleitos para o biênio de 2011-2012. Com mais de 35 anos de trabalho, grande parte deles dedicada a ações em entidade de classe, Honda teve participação importante na gestão da Associação Paulista de Supermercados (APAS), onde atuou de 1982 a 2006, sendo os últimos quatro anos presidente da entidade.

 

 

Mercado de Cafés Especiais

 

Edgard Bressani é Cafeólogo formado pelo "Coffee Consulate", de Mannheim - Alemanha, “coffee hunter” e Q-Grader pela SCAA. Formado em Direito e Administração, começou sua carreira no café, em 2001, como coordenador do Plano Internacional de Marketing para a Promoção dos Cafés Especiais Brasileiros, do MAPA e da APEX-Brasil. Desde 2010, é superintendente da Divisão Agropecuária do Grupo Sol Panamby, que abrange as empresas: O’Coffee; Octavio Specialty Coffees;  Octavio Café; UniOctavio.  É autor do livro “Guia do Barista – Da origem do café ao espresso perfeito”, lançado em 2007, já na quarta edição. Por dois mandatos, foi presidente da Associação Brasileira de Café e Barista (2008-2012). De 2012 a 2014, foi membro do Conselho Diretor do WCE - World Coffee Events, organização que promove pelo mundo o consumo de cafés de qualidade e organiza todos os certames internacionais;Atualmente é Diretor/sócio da empresa Capricórnio Coffees.

 

 

 

A Indústria de Café Solúvel no Brasil - ABICS

 

Aguinaldo Lima, Bacharel em Administração de Empresas, Diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel - ABICS e Sindicato Nacional das Indústrias de Café Solúvel –SINCS. Cafeicultor, foi Presidente Associação de Cafeicultores de Patrocínio e da Federação de Cafeicultores da Região do Cerrado , Fundador e Presidente do Conselho de Administração da Coocacer. De 2007 a 2013 foi Assessor Especial do Ministro da Agricultura e Coordenador Geral das 36 Câmaras Setoriais e Temáticas do Agronegócio do Brasil. Consultor em Planejamentos Estratégicos e Projetos do Agronegócio e Empreendimentos Agrícolas.

 

 

Superação - Viver é como velejar, vale vencer

 

Lars Grael velejador, medalhista de bronze em Seul 1988 e Atlanta 1996 para começou sua vida esportiva muito cedo e desafios, disciplina, força de vontade, planejamento e garra marcaram sua carreira vitoriosa de campeão olímpico e se tornou um grande ícone do esporte.Um acidente que quase lhe tirou a vida e o deixou sem uma perna, trouxe um novo obstáculo que enfrentou, a luta pela vida, a aceitação de sua nova condição, os novos paradigmas e desafios, as mudanças de planos e novos objetivos, a luta contra o preconceito, as novas vitórias no esporte e na gestão pública. Um grande exemplo de superação. 

ARENA DO CONHECIMENTO

Grande novidade no 24º ENCAFÉ, a Arena do Conhecimento será composta de diversas atividades para enriquecer ainda mais a sua participação no evento. Entre os temas abordados destacamos: Boas Práticas de Fabricação, Cursos de  Torra , Análise sensorial do PQC, Gestão, controle e formação de custos,  Sustentabilidade para a Indústria e Avaliação para a certificação de cápsulas.

As atividades da Arena do Conhecimento  são gratuitas, entretanto com VAGAS LIMITADAS. Para se inscrever, CLIQUE AQUI, preencha a ficha e encaminhe para o e-mail: monica@abic.com.br.

Após a pré-inscrição você receberá um e-mail de confirmação  e  deve ser impresso e apresentado no evento. 

PROGRAMAÇÃO

·         Dia 24 - Manhã  (10h30 - 11h30) 

  • Curso de torra - Nuances dos perfis das torras com  cafés comerciais - Fernando Fernandes - Cia Lilla de Máquinas

    Por quase um século a Cia. Lilla de Máquinas tem sido sinônimo da tecnologia de torrefação desenvolvida em solo brasileiro. Desde 1918 tem deixado no mercado brasileiro e há  50 ANOS  uma história de inovação focada em soluções para a indústria de café torrado e moído. Hoje, a Cia Lilla está presente em cerca de mil torrefações no Brasil e marca sua presença em mais de 50 países, presente em todos os continentes do mundo. No curso vamos trabalhar  os PERFIS DAS TORRAS com cafés comerciais. O objetivo é apresentar como a percepção dos defeitos da matéria prima podem ser minimizados por curvas de torra especificamente desenhadas para este fim. Os trabalhos envolverão parte teórica, demonstração prática com uso de diferentes curvas de torra no Lab-roaster e degustação dos cafés torrados.
  • A sustentabilidade é um bom negócio para a indústria  - Pedro Ronca -  P&A  - Coordenadora do Programa Brasil da Plataforma Global do Café (GCP)

    O workshop permitirá entender como as boas práticas de produção de café influenciam na indústria, desmistificar o tema da sustentabilidade e compreender sua utilização na cadeia do café. Enfoque nas práticas que tem resultado benéfico direto ou riscos para a indústria, traduzidas de maneira didática e inspiradora. Porque ter fornecedores de café sustentável é benéfico para a indústria?  

·         Dia 24 - Tarde  (14h30 - 15h30)

  • Gestão - Formação de custos e oportunidades -  Mario Chierighini   - MCF Consultoria

    A gestão eficiente é aquela capaz de oferecer uma visão geral do negócio e apontar para qual caminho ele está indo. O sucesso nos negócios não depende apenas da oferta de bons produtos e serviços, mas do gerenciamento de gastos, lucros, investimentos, colaboradores e clientes. Da administração de pessoas ao controle de fluxo de caixa, tudo pode ser controlado por meio de planilhas de gestão. Neste workshop Será apresentado um modelo de planilha dinâmica com descrição de custos, rentabilidade e simulação de diferentes volumes e preços de venda para análise de oportunidades de negócios. Venha conhecer esta ferramenta  que  permite criar maneiras de conseguir melhores resultados.
  • Avaliação de cafés em cápsulas - Camila Arcanjo - GAC

    O consumo de café na modalidade cápsula vem crescendo continuamente em todo o mundo e também no Brasil. Conveniência, praticidade e alta qualidade explicam o sucesso das cápsulas e o alto valor agregado deste produto.  A ABIC atenta ao desenvolvimento deste segmento do  mercado  que pode gerar boas oportunidades de negócios a inúmeras empresas de todos os portes e tamanhos, e entendendo que é necessário apoiar o industrial de café para conhecer os atributos de qualidade das cápsulas, e com isto oferecer qualidades diferenciadas para os consumidores,  desenvolveu a metodologia e vai oferecer mais uma certificação para as indústrias e empresas que atuam neste segmento.  Venha conhecer um pouco mais sobre esta metodologia e os atributos  sensoriais avaliados que poderão auxiliar o industrial a desenvolver e melhorar os seus produtos em cápsulas.

·         Dia 25 - Manhã  (10h30 - 11h30) 

  • Boas práticas de fabricação na industria de café e a Qualidade - Mônica Pinto ABIC

    As Boas Práticas de Fabricação são obrigatórias pela legislação brasileira, para todas as indústrias de alimentos. É composto por um conjunto de princípios e regras para o correto manuseio de alimentos, que abrange desde as matérias-primas até o produto final, com o objetivo de garantir a integridade do alimento e a saúde do consumidor. Na industrialização do café alguns requisitos são fundamentais para assegurar qualidade e consistência ao produto final e vão desde as instalações da indústria,  aquisição da matéria prima,  processo passando por rigorosas regras de higiene pessoal e limpeza  até a descrição, por escrito, dos procedimentos envolvidos no processamento do produto. No competitivo mercado  a qualidade do café deixou de ser uma vantagem competitiva e se tornou requisito fundamental para a comercialização dos produtos.
  • Curso de torra - Nuances dos perfis das torras para sua cápsula - Fernando Fernandes -  Cia Lilla de Máquinas

    Por quase um século a Cia. Lilla de Máquinas tem sido sinônimo da tecnologia de torrefação desenvolvida em solo brasileiro. Desde 1918 tem deixado no mercado brasileiro e há  50 ANOS  uma história de inovação focada em soluções para a indústria de café torrado e moído. Hoje, a Cia Lilla está presente em cerca de mil torrefações no Brasil e marca sua presença em mais de 50 países, presente em todos os continentes do mundo. Vamos trabalhar com uma matéria prima típica para uso em cafés para cápsulas. A seção teórica tratará de aspectos específicos da torrefação do café para cápsulas que deve estar associada ao processo seguinte de moagem. Na seção prática executaremos torras e degustação das amostras.
  • Redução Estratégica dos custos - Economizando para crescer - Ricardo Teixeira - Deloitte

    Em um cenário econômico desafiador, as organizações demonstram preocupação em aumentar a sua rentabilidade por meio da redução sustentável dos custos. Uma transformação sustentável exige um programa de redução de custos eficaz, que equilibre os objetivos de curto e de longo prazo de toda a empresa. 

    A diminuição de liquidez e receita, as crescentes pressões da concorrência, a contínua expansão de mercados em desenvolvimento e a volatilidade do próprio mercado são fatores que impulsionam às organizações a buscarem, cada vez mais, redução de custos operacionais e ganhos de eficiência em processos. Uma ação rápida e decisiva em torno da otimização de custo pode ajudar o negócio a recuperar o seu equilíbrio.

    A Deloitte apoia as organizações na reestruturação de seus custos de operações, administrativos e tributários para permitir o seu crescimento e melhorar o desempenho financeiro. Nossa abordagem única, com programas customizados focados em acelerar resultados, poderá auxiliar as organizações a focarem em mudanças estruturais em todo o negócio, gerando economia sustentável de custos e melhorias na margem de desempenho”.

·         Dia 25 - Tarde  (14h30 - 15h30)

  • Avaliação sensorial de cafés - Metodologia PQC - Camila Arcanjo -GAC

    O PQC  é um Programa de Certificação para a qualidade da bebida café,  que ajuda a definir a categoria de qualidade em que o produto se enquadra. Essa qualificação utiliza três categorias – Tradicional, Superior e Gourmet – que são identificadas nas embalagens das marcas por  meio de logotipos próprios. A avaliação sensorial dos cafés é a metodologia que foi desenvolvida para o PQC, inédita em todo o mundo e com grande confiabilidade, uma vez que é aplicada por provadores treinados e calibrados, em laboratórios certificados pela ABIC, e que recebem treinamento conjunto frequente.

    No ENCAFÉ, você poderá conhecer  os fundamentos do programa PQC, as categorias de qualidade e como se beneficiar desta segmentação para valorizar suas marcas. E poderá vivenciar a experiência de provar os cafés da mesma forma como o fazem os classificadores, reconhecendo os cafés Tradicionais, os Superiores e os Gourmet, por meio da orientações de técnicos  de grande conhecimento.
  • Redução Estratégica dos custos - Economizando para crescer - Ricardo Teixeira - Deloitte

RODADA DE NEGÓCIOS

A Rodada de Negócios é uma iniciativa da ABIC para promover o encontro entre empresas compradoras e fornecedoras, incentivando a criação de grandes parcerias de negócios. Neste momento empresas com interesses comuns ou complementares se sentam a mesa para uma negociação objetiva e direta, ou num futuro breve fecharem negócios e promissoras parcerias.

A rodada de negócios poderá oferecer todos os tipos de café, tanto arábica quanto conilon, nos mais variados tipos, desde os cafés comerciais quanto os cafés especiais, certificados, sustentáveis e das mais diversas origens. O objetivo desse matchmaking é  promover um grande encontro de negócios, criando a oportunidade de ampliação das fontes de fornecimento de café e permitindo que os compradores, sejam eles industrias tradicionais ou novos estabelecimentos, tais como as cafeterias, possam conhecer e adquirir a grande variedade de cafés hoje produzidos no Brasil e com isto melhorar ainda mais os seus produtos

  • CLIQUE AQUI e veja o Manual de Participação da Rodada de Negócios 24º ENCAFÉ!
  • CLIQUE AQUI e confira a PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO 24º ENCAFÉ.

EXPOSIÇÃO DE MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS


CLIQUE AQUI e confira as empresas confirmadas na exposição de máquinas, equipamentos e serviços do 24º ENCAFÉ, uma ótima oportunidade de negócios para a sua indústria.


AINDA NÃO SE INCREVEU?

Para se inscrever no 24º ENCAFÉ, entre em contato com Priscila Costa - (21) 2206-6165 / priscila@abic.com.br. INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

 

MAIS INFORMAÇÕES

  • PARTICIPANTES - Priscila Costa - (21) 2206-6165 / priscila@abic.com.br
  • EXPOSITORES - Eduardo Buitron - (11) 3868-4037 / edutempocom@uol.com.br

_____________________________________________________________________________________________________



ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café

Rua Visconde de Inhaúma, 50 - 8º Andar - Centro - Rio de Janeiro, RJ - CEP 20091-007 - Tel +55 (21) 2206.6161 - Fax +55 (21) 2206.6155

Copyright © 2009 ABIC. Todos os direitos reservados. Reprodução autorizada desde que citada a fonte.