Fale Conosco legendaPerguntas frequentes

PCS – Programa Cafés Sustentáveis do Brasil

• Proposta: Introduzir o mercado brasileiro dentro da nova tendência mundial que é do consumo consciente: produtos que são adquiridos porque foram feitos respeitando-se a sustentabilidade econômica, social e ambiental. Lançado em novembro de 2006 e colocado em prática em maio de 2007, esse programa certifica o café desde a produção até a industrialização, o que o torna único no mundo. O objetivo é estimular um segmento ainda pequeno no Brasil, calculado em pouco mais de 1% dos 17,66 milhões de sacas industrializadas, mas que tem enorme potencial de crescimento. Na Europa, em países como a França, o consumo consciente chega a ser superior a 20% do mercado.

• Estrutura: A base está justamente nas parcerias que a ABIC busca com produtores de cafés certificados. Para receber o selo do PCS o café certificado deve ter certificação de organismos reconhecidos como: Fair Trade, 4C, Rainforest, Orgânicos e Selo do Café do Cerrado. O PSC é único no mundo que certifica da lavoura a xícara. Foi criado um regulamento único de certificação, no qual são observados todos os requisitos de sustentabilidade e garantia de origem dos grãos nas fazendas, e o processo industrial, com as boas práticas de fabricação, incluindo avaliação da qualidade global do produto, que deve ser café Tradicional, Superior ou Gourmet. Para receber o selo do PCS o café certificado deve compor, no mínimo, 60% do blend.

• Resultado: A pretensão é ampliar as parcerias com a indústria, os cafeicultores e suas cooperativas, promover a Sustentabilidade e a Qualidade em toda a cadeia do café, desde o processo agrícola, passando pelo beneficio até o processo industrial na torrefação. A adesão ao programa vem crescendo, assim como foram ampliadas as parcerias com outras entidades certificadoras, nacionais e internacionais, o que dá maior abrangência ao programa.


Conheça o programa

 

* Caso não tenha o programa Adobe Acrobat Reader, clique aqui para instalar o programa.


ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café

Rua Visconde de Inhaúma, 50 - 8º Andar - Centro - Rio de Janeiro, RJ - CEP 20091-007 - Tel +55 (21) 2206.6161 - Fax +55 (21) 2206.6155

Copyright © 2009 ABIC. Todos os direitos reservados. Reprodução autorizada desde que citada a fonte.