|
O consumo de quatro ou mais xícaras de café por dia parece
reduzir os riscos de gota, de acordo com uma pesquisa publicada
na revista científica Arthritis & Rheumatism. A gota é uma
doença que afeta as articulações causada pelo acúmulo de ácido
úrico. Cerca de seis milhões de norte-americanos sofrem desta
doença, que prevalece em homens com mais de 40 anos.
Estudos anteriores mostraram que componentes do café estão
relacionados a menores níveis de insulina e acido úrico em
curto prazo. Isso sugeriu que o consumo de café pode afetar
os riscos de gota, que é a artrite inflamatória mais comum
de homens adultos.
Para avaliar como o consumo de café pode agravar ou proteger
contra gota, os pesquisadores do Arthritis Research Centre
do Canadá, da Universidade de British Columbia, no Canadá,
Brigham and Women's Hospital, Escola de Medicina de Harvard
e Escola de Saúde Pública de Harvard, ambas em Boston, nos
EUA, avaliaram mais de 45 mil homens com 40 a 75 anos sem
histórico de gota. Eles responderam questionários sobre seus
hábitos de dieta, incluindo o que bebiam. Depois de 12 anos,
período em que mais de 750 homens desenvolveram gota, os pesquisadores
descobriram que o risco foi 40% menor para homens que bebiam
de quatro a cinco xícaras de café por dia. O consumo de seis
ou mais xícaras resultou em uma redução de 50% a 60% no risco
comparado com os homens que não bebiam café.
Essas descobertas foram independentes de outros fatores de
risco para gota. O consumo de chá e a ingestão total de cafeína
não mostraram efeitos na incidência de gota entre os participantes
da pesquisa. Os pesquisadores especulam que componentes do
café - outros, não a cafeína - como ácido fenol clorogênico,
um forte anti-oxidante, podem ser responsáveis pelos benefícios
da bebida na prevenção da gota.
Fonte: Café Point - reportagem do site
Insidermedicine
|