Home
    Notícias ABIC
 
   
EMBRAPA E ILLYCAFFÈ DISCUTEM AÇÕES PARA AUMENTAR A QUALIDADE DO CAFÉ
10/03/07

Uma delegação da empresa italiana IllyCaffè, composta pelo presidente honorário, Ernesto Illy; o Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Furio Suggi Liverani; o Chefe do Escritório Executivo, Andréa Illy; e o consultor científico da IllyCaffè no Brasil, Aldir Alves Teixeira, visitou a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia com o objetivo de definir as linhas de pesquisa que serão conduzidas em parceria entre as duas instituições para aprimorar a qualidade do café arábica. A Illycaffè está há mais de 70 anos no mercado e hoje é uma das maiores empresas do mundo no processamento de café expresso, responsável pela exportação do produto para mais de 140 países.

A delegação foi recebida pelo Chefe-Geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, José Manuel Cabral; pelo Gerente-Geral da Embrapa Café, Gabriel Bartholo, e pelos pesquisadores Alan Andrade e Carlos Bloch.

A cooperação técnica entre a Embrapa e a IllyCaffè vai englobar duas linhas de pesquisa principais: aumentar a qualidade do café pela identificação e estudo das proteínas, com o auxílio da genômica e da proteômica; e aumentar o poder germinativo das sementes, a partir de estudos de microscopia para o desenvolvimento de células. Além disso, a cooperação deve englobar também estudos para aprimorar os processos de pós-colheita do café, como secagem, entre outros.

A qualidade é fundamental nas relações comerciais e exerce enorme influência sobre o preço dos produtos agrícolas. Entretanto, é um conceito complexo e difícil de ser mensurado, especialmente no caso do café, como explica o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Alan Andrade. "O genótipo, o meio ambiente e as práticas agrícolas influenciam a qualidade do café, mas o ponto mais crítico para a garantia de variedades de café com altos padrões de qualidade da bebida e aroma é o cuidado no processamento dos grãos", explica o pesquisador.

Hoje já se sabe que a qualidade do café está fortemente relacionada aos processos bioquímicos que ocorrem dentro das sementes durante o processamento e, por isso, o principal foco da parceria será o desenvolvimento de pesquisas de biotecnologia para estudar essas reações. "O objetivo central da colaboração entre a Illycaffè e a Embrapa é investir em conhecimento técnico para entender melhor as mudanças metabólicas que ocorrem durante o processamento de café e que podem afetar a qualidade do produto. Para isso, serão desenvolvidas pesquisas de análise de expressão de genes e proteínas ", afirma Andrade.

Para o presidente honorário da Illycaffè, Ernesto Illy, além de complexo o conceito de qualidade é subjetivo, pois varia muito entre os diferentes países. "Por isso, é muito difícil mensurar a qualidade, mas é possível medir o grau de satisfação dos clientes. Com a parceria técnica, pretendemos unir a tradição e o "know-how" da Illycaffè com a experiência técnico-científica da Embrapa", afirma Illy. Segundo ele, a paixão pela ciência e tecnologia sempre acompanhou a história da Illycaffè, desde as primeiras invenções nos anos 30 até às modernas pesquisas de hoje, onde se estudam os aspectos mais profundos da estrutura do café.

Na verdade, como explica o pesquisador Alan Andrade, a visita é resultado de um contato que já vem se consolidando há dois anos, desde o seminário "Genetically Modified Coffee", promovido pela Organização Internacional do Café (OIC), em 2005, Londres, quando os representantes da empresa demonstraram interesse pelas pesquisas de biotecnologia desenvolvidas pela Embrapa, especialmente nas áreas de genômica, proteômica e transformação genética de plantas.

Esse interesse levou o presidente Ernesto Illy a realizar a primeira visita à Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em novembro de 2006. Na ocasião, ele se mostrou muito impressionado com o alto nível das pesquisas desenvolvidas na área de biotecnologia cafeeira, em parceria entre a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a Embrapa Café e garantiu que voltaria em março de 2007 para a definição das linhas de pesquisa nas quais será centrada a parceria técnica entre as duas instituições.

Fonte: Página Rural

volta para manchetes
 
  | A ABIC | Controle da Pureza de Café | Programa de Qualidade | Café e Saúde | Sabor do Café | Exportação | Estatísticas | Serviços | Notícias ABIC |