Publicado Por: Ana Elisa Teixeira
Ao ser ingerido diariamente o risco de evolução da hepatite C reduz em 53%
Um estudo de pesquisadores americanos divulgado, nesta quarta-feira, diz que o consumo diário de várias xícaras de café retarda a evolução de doenças do fígado, como a hepatite C.
As pessoas que sofrem de hepatite C crônica e de outras enfermidades hepáticas em estado avançado que consomem ao menos três xícaras de café diárias reduzem em 53% o risco de evolução da doença em relação aos que não fazem o mesmo. O estudo foi realizado pelo americano Neal Freedman, membro do Instituto Nacional do Câncer (NCI).
A pesquisa analisou 766 pessoas com hepatite C sem resposta a tratamentos com antivirais e que bebiam ou não café. A cada três meses, durante cerca de quatro anos, estes pacientes foram submetidos a biópsias para determinar a evolução da doença.
O café, reduziria os riscos de diabetes do tipo 2, frequentemente associada à doenças hepáticas ou inflamações.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre três e quatro milhões de pessoas contraem hepatite C a cada ano, e em 70% dos casos a doença se torna crônica e pode provocar cirrose ou câncer de fígado. |