Secos e molhados (4)
Texto atualizado em 16 de Junho de 2009 -
por Iris Geiger da Silva *
Todo dia ela faz tudo sempre igual,
me sacode às seis horas da manhã,
me sorri um sorriso pontual
e me beija com a boca de hortelã.
Todo dia ela diz que é pra eu me cuidar
e essas coisas que diz toda mulher,
diz que está me esperando pro jantar
e me beija com a boca de café.
(Trecho da composição Cotidiano, de Chico Buarque – veja em vídeo)
O café está presente na primeira refeição do dia de 85% dos brasileiros, segundo pesquisa do Instituto Toledo & Associados em parceria com a Escola de Propaganda e Marketing, que ouviu 2.100 pessoas em dez capitais sobre hábitos alimentares.
* Secos e molhados (1): Temos Café Tipo Santos
* Secos e molhados (2): Pontes regadas a café
* Secos e molhados (3): Trens, caminhões e navios
Foto: www.terraverdi.com.br
“O café é um assunto de apaixonados, por isto está vinculado ao coração”, brinca o doutor Darcy Lima, fazendo uma alusão ao Dia dos Namorados e à recém firmada parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina, da Universidade de São Paulo, para a realização de pesquisas sobre a relação café e coração. O médico é pesquisador, professor do Instituto de Neurologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador científico da área de Café e Saúde da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).
Um hábito de consumo pode aproximar indivíduos diferentes, facilitar negócios e estimular amizades ou relações apaixonadas. Funciona como um meio ou uma ligação entre as pessoas. Assim como os caminhos, as estradas... Ligações secas e molhadas: rodovias, ferrovias, pontes, túneis, hidrovias, portos e aeroportos.
Se você teve curiosidade de espiar, na coluna da semana passada, o link que fizemos para uma página que divulga o café orgânico, deve ter observado que as sacas de 60 quilos de café entram no contêiner através de uma esteira. Aquela cena tradicional do estivador suportando uma, duas ou mais sacas às costas foi substituída pela imagem de esteiras rolantes sendo operadas pelos saqueiros (os trabalhadores – carregadores de café). As esteiras são agora o meio que auxilia o homem a alcançar este objetivo, no caso o carregamento do produto.
Foto: www.revistafator.com.br
O contêiner carregado com 300 sacas de café segue de caminhão para o Porto de Santos. E como disse o gerente da Área de Logística e Gestão de Produção do Senai/Cimatec da Bahia, Leonardo Sanches de Carvalho, em entrevista para PortoGente: “Hoje o Brasil é um país que se movimenta sobre as rodas de um caminhão”. Como poderíamos ampliar as possibilidades destes caminhos?